Entre o silêncio e o grito
Alguns dizem que a Filosofia e a Poesia são inimigas. Nunca
entendi direito essas definições, mas talvez a Filosofia e a Poesia disputem o
mesmo palco das descobertas. Ambas buscam a expressão da verdade, na dúvida e
não na certeza. Tudo em direta interação com a vida. Quando recebi os originais
do livro de Damião Fernandes, juro que esperava apenas poesia. Desencontrado na
busca pela poesia, busquei a ficção. Afinal, somente nesta área sou procurado
para prefaciar livros. No entanto encontrei muito mais. Da construção épica à
Filosofia. Lembrei imediatamente de Edgar Morin, em “Meus Demônios”: “Não
escrevo de uma torre que me separa da vida , mas de um redemoinho que me joga
em minha vida e na vida.” Esta frase usei como epígrafe de meu quarto livro de
poemas, Texto Sentido. Um livro onde busquei através da poesia o desnudamento
que o autor busca neste livro a partir da filosofia, Portanto, podem até ser
inimigas. Mas como dialogam com clareza a Literatura e a Filosofia. Pois esta
frase me pareceu a melhor definição da experiência do autor. Ele parece
escrever de um redemoinho. Aliás, é da vida que se extrai tanto a Filosofia
quanto a Poesia. A Linguagem é um ser vivo, pulsando nossos extremos.
Sobre gêneros na unidade de uma obra, cito o cubano Pedro
Juan Gutierrez, em Trilogia Suja de Havana. Alguns textos beiram à ficção,
outros fedem à crônica de uma realidade hostil num país pobre e cercado de
olhares de pura mitologia ideológica – tanto à direita quanto à esquerda. A
realidade, a exploração da própria existência como fator de entendimento, fica
a mercê das definições. No entanto, assim como Pedro Juan Gutierrez, Damião não
está interessado na definição do estilo ou do gênero. Damião apenas escreve e
revela suas inquietações diante de um mundo que cada vez nos afasta mais a
capacidade de reflexão a partir do nosso lugar na história. A escrita, portanto
é mais importante. A escrita que traz na dúvida a sua verdade e na certeza, a
sua forma de confinamento, de sublimação de uma realidade que, aqui e ali,
morde os calcanhares. É como se não existisse o cachorro selvagem da
inquietação. Aquela inquietação que nos afasta da zona de conforto diante do
realismo e da utopia. A escrita, portanto se sobrepõe enquanto Damião mergulha
em si mesmo, numa leitura que movimenta os caracteres de toda uma existência.
Percebe-se claramente quando ele diz “(...) existir é passar pela vida como
quem passa pela alfandega, onde o mais valioso se transforma em bagagens e
produtos.”
O livro “Sobre como viver e não apenas existir” me remete, em alguns momentos, ás reflexões de Suelma Moraes no livro “Conhecimento de si e de Deus”. Segundo Suelma, Profa. Dra. Da UFPB, estudiosa de Sto. Agostinho, “(...) para que se possa conhecer a Deus tal como se é conhecido, é necessário ter conhecimento que se assemelhe a Ele. Mas, a visão do espelho a priori impede esse conhecimento.” No capítulo “A teologia do eu”, Damião mergulha no espelho, ou joga lá suas reflexões mais profundas acerca do que seria um “Conhecimento de si e de Deus”. Assumindo aí um tom mais épico que filosófico, o autor proclama: “Deus é mistério. E eu o que sou? Deus é resposta. E eu, quem eu sou? Deus é o caminho. E eu, para onde vou? Deus é vida. E eu que vida sou? Deus é Verdade. Que verdade eu sou?” Esse é o tom do livro. O autor navega permanentemente entre uma profunda convicção imponente e uma dúvida abismal. Questões que se completam em respostas ainda não dadas. Talvez apenas projetadas onde a dúvida determina as cores do pensamento.
O livro “Sobre como viver e não apenas existir” me remete, em alguns momentos, ás reflexões de Suelma Moraes no livro “Conhecimento de si e de Deus”. Segundo Suelma, Profa. Dra. Da UFPB, estudiosa de Sto. Agostinho, “(...) para que se possa conhecer a Deus tal como se é conhecido, é necessário ter conhecimento que se assemelhe a Ele. Mas, a visão do espelho a priori impede esse conhecimento.” No capítulo “A teologia do eu”, Damião mergulha no espelho, ou joga lá suas reflexões mais profundas acerca do que seria um “Conhecimento de si e de Deus”. Assumindo aí um tom mais épico que filosófico, o autor proclama: “Deus é mistério. E eu o que sou? Deus é resposta. E eu, quem eu sou? Deus é o caminho. E eu, para onde vou? Deus é vida. E eu que vida sou? Deus é Verdade. Que verdade eu sou?” Esse é o tom do livro. O autor navega permanentemente entre uma profunda convicção imponente e uma dúvida abismal. Questões que se completam em respostas ainda não dadas. Talvez apenas projetadas onde a dúvida determina as cores do pensamento.
Em todos momentos observamos que o Filósofo traz a fala mais
densa no discurso carregado de indagações, amparado por algumas metáforas e,
repito, por uma impulsão épica na construção do texto. Homérico na elaboração
de um contexto que data da origem do mundo e que ainda impacta e perturba. Mais
que isso, impulsiona seus reflexos diante do vazio predominante, num tempo de
fundamentalismos multiculturais. O mesmo que emerge dos seus mergulhos,
elaborando perguntas ao seu próprio sentido de viver. Muito além de existir, o
autor revela que não há formula final, mas formulações permanentes que excluem
e incluem elementos na edificação de um novo olhar sobre si mesmo. Esse olhar
sobre si mesmo é questionador e expandido ao despersonalizar o discurso. O que
diz de si, Damião colhe nas vivências acadêmicas, literárias, religiosas e na
profana anarquia de quem vai ao mercado, não para saber o quilo do peixe, mas da
sensação de morte que existe no cheiro do açougue.
Sempre me impressionei com uma frase de Maria Valéria
Rezende, escritora que coleciona prêmios ultimamente. Valéria, freira, recolhe
das ações vividas nas comunidades Eclesiais de Base, as experiências trocadas
com os mais humildes e a convicção de repartir que habita sua ordem religiosa.
“Eu não tenho imaginação. Sempre duvidei disso, mas acredito com veemência e
acho que o que me sobrou foi a pergunta: o que é mesmo imaginação? “O que eu
tenho é memória”, diz a paulista que a Paraíba adotou e celebra. Ao percorrer
os escaninhos da memória, Damião também nos oferece uma certeza. O tempo todo
está falando de si. O tempo todo está falando do mistério que é a vida. O tempo
todo está falando de Deus. E o tempo todo está escrevendo com imensa capacidade
de articular um ritmo definidor para seus textos.
“No caminho encontramos sonhos, bosques, esquinas e jardins,
tantas outras coisas essenciais e desnecessárias. Encontramos casas, muros, paredes, alpendres,
varandas, pontes, presenças e até solidão.”Nos revela o escritor para revelar
suas mutações, seus desapegos e suas eternidades carregadas como troféus de
instantes que jamais foram negligenciados. E daí nos encontramos novamente com
Edgar Morin, quando afirma que “o mesmo processo traz em si ameaça e promessa”.
Ele sabe tanto quando Damião Fernandes, que no fundo, caminhamos “rumo ao
abismo ou à metamorfose e, talvez, rumo a um dentro do outro”. Não há, pois
resposta previsível para o que não se coloca como exatidão. As atrofias que
persistem, à vezes, já não encontram saída. A inércia que foi posta aos cacos,
revela-se plena mutação, num redesenho do que há de efêmero e permanente no significado
desse verbo incerto que é “viver”.
Em última análise, a despeito da responsabilidade do autor em
escrever prosa ou poesia, o encontro do texto com a perplexidade que é escrever
poemas revela um dos melhores momentos do livro: “Para escrever poesia, preciso
organizar, preparar a alma, separar as folhas, escolher o lápis com o qual
escrever. Escrever poesia é questão de estética e engenharia. Para escrever
poesia, preciso contemplar meu rosto no espelho, pisar no chão da minha
história e tocar as vestes da minha humana dor diária. Escrever poesia é
questão de ciência humana, uma antropologia sobre si mesmo.” Na poesia tudo se
resume, mas também tudo se expande e some como se não existisse nada maior que
a sensação estética. Assim como tantos autores dispostos a romper com as suas
convicções, fugir da zona de conforto, Damião derrama-se em palavras. Escrita
bem delineada. Coisa de quem tem intimidade com as palavras. Blindado pelas
próprias inquietudes diante dos julgamentos possíveis e impermeáveis, eis um
escritor que se derrama sem medo. Abre as comportas antes que as barragens
explodam. Damião Fernandes entrega ao público um livro para ser lido e
refletido várias vezes, infinitas vezes. Afinal, seu estilo múltiplo e
inteligente também faz parte de outras existências ainda muito distantes do
pleno exercício de viver.
Lau Siqueira
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