terça-feira, 15 de novembro de 2016

ENOCH É A DANÇA ALÉM DO CORPO.

    Por Lau Siqueira

José Enoch é muito mais que um ícone da dança brasileira. O tempo teve a habilidade de transformá-lo numa espécie de representação da dança muito além do corpo. O ápice de um movimento absolutamente único que costura os instantes e as intensidades de uma vida inteira dedicada à arte. Uma imagem de delicadezas. Uma energia que acabou por transformá-lo, também, num grande mestre da vida.  Sua experiência extrapola os palcos. Abriga sensações e estranhamentos. Coisas que se experimenta quando a vida transcende os extremos. Enoch foi aos extremos. Ultrapassou os extremos e voltou ao centro. Cavalgou pela vida como um arqueiro destemido. Descobrindo ventos e desbravando tempestades.

Paraibano de Rio Tinto, percorreu o mundo com sua arte. Nova Iorque, Osaka, Sydney. Dançou na Broadway. Dançou nas principais salas de espetáculo do mundo. Conviveu com os mitos como Elvis Presley, Bibi Ferreira, Dercy Gonsalves, Virgínia Lane na boa fase do Teatro Rebolado. Soube traduzir tudo isso em conhecimento e formou boa parte das últimas gerações de profissionais da área na Paraíba após retornar ao Estado definitivamente. Não apenas com as técnicas da dança clássica ou contemporânea. Não apenas com o repasse do conhecimento estético. Mas, também e principalmente com a ética da dança. Com a ética da arte e do artista que faz do seu ofício um respiradouro.

Nada mais nobre que acumular conhecimentos de uma vida inteira e repartir com generosidade. Este é Enoch. Esta é a troca e esta é a lição de dignidade artística que esse ídolo de tanta gente espalha pelas veredas do bairro da Torre. Conversar com Enoch é embarcar numa aventura de muitos episódios. Ele sabe conduzir cada passo nessa dança que não para nunca. É um fazedor de histórias e um contador de boas histórias. Fruto da sua construção de vida, a Academia de Dança Ballet Studio José Enoch é uma representação dessa trajetória. Uma grife poderosa que foi estabelecendo-se como uma das principais instituições de formação para crianças e jovens no imenso universo da dança. Uma verdadeira academia de conhecimentos cuja aula magna é a possibilidade de uma longa conversa com esse exemplo de homem, de artista e de empreendedor das artes num estado cheio de vocações e talentos como a Paraíba.                                           



Nenhum comentário:

NOVO É O ANO, MAS O TEMPO É ANTIGO

Não há o que dizer sobre o ano que chega. Tem fogos no reveillon. A maioria estará de branco. Eu nem vou ver os fogos e nem estarei de b...