sexta-feira, 2 de março de 2018

SOBRE ESTARMOS JUNTOS...


Adoro gente humorada. Adoro estar de bem com a vida. Mas, isso não me aparta das tristezas. Sejam as minhas tristezas particulares, sejam as tristezas do mundo longe ou perto. O que mais me entristece nesse momento da vida brasileira é ver a ignorância e o obscurantismo tomando conta da vida. Isso não tem nada a ver com nossas diferenças e divergências. Isso é produto ideológico. Coisa arquitetada. Parece que enquanto sonhávamos com um país mais justo, uma máquina desmioladora de gente trabalhava incansavelmente. Estamos piorando. Quanto mais eles dizem que economia está se recuperando, mais vemos desgraças pelas ruas. A fome voltando rápido e abraçando nossos disfarces. A miséria mental ganhando contornos de opinião pública.
Muitas coisas me entristecem. No entanto a disseminação de informações falsas arde a minha calma. O compartilhamento de absurdos nas redes sociais revela a gravidade da situação que nos cerca. Jovens e idosos. Analfabetos funcionais, mas também doutores. Gente com "curso superior" que não sabe identificar uma batata e quer conversar sobre melancia. Pessoas conhecidas e até mesmo pessoas queridas disseminando calhordices. Enquanto isso nosso país se consolida oligarca e entreguista, cada vez mais. Falaram tanto de corrupção para refinar o roubo. Todavia se percebe claramente e cada vez mais que o combate ao roubo nunca foi e nunca será a preocupação de uma elite burocrata que vive uma realidade virtual num país que se despedaça. Na rabeira dessa elite uma massa imbecilizada espalha a própria desgraça se achando libertadora e patriota.
Já não sei o tamanho da minha tristeza. Principalmente quando vejo que algumas pessoas optaram ruidosamente pelo ódio. Comeram a corda do fascismo que engole a nação brasileira e se alastra pelo mundo. Parece que algumas dessas pessoas querem ter opinião, mas não se importam minimamente com a qualidade da informação que recebem. Não estou vendo muita esperança, mas também acho que não devemos esperar. Vamos pensar duas vezes antes de agredir alguém com a convicção que na verdade não temos. Algumas pessoas (repito: algumas muito queridas), seguem tentando nos convencer sobre comunismo e sobre conceitos de honestidade... Dá vontade de gargalhar de tristeza. Estamos caminhando para a barbárie e lutar por liberdade e igualdade, nesses dias nublados, não é apenas assumir uma cor nas passeatas. Sobretudo é assumir as dúvidas já que somos vítimas de tantas certezas.

Nenhum comentário:

NOVO É O ANO, MAS O TEMPO É ANTIGO

Não há o que dizer sobre o ano que chega. Tem fogos no reveillon. A maioria estará de branco. Eu nem vou ver os fogos e nem estarei de b...